O Conselho Estadual de Educação realizará dias 4 e 5 de julho, na cidade de Lages, o I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina, que contará com a participação da União Nacional dos Dirigentes Municiais de Educação e da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação. O apoio logístico local será da Uniplac, da GERED de Lages e da Prefeitura de Lages.
Durante dois dias, cerca de 500 participantes de todas as cidades catarinenses estarão envolvidos na discussão promovida pelo CEE/SC sobre o Plano Nacional de Educação e o Pacto Federativo, os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa Catarina, e As Mudanças Necessárias no Currículo da Educação Básica.
Serão conferencistas, de parte do Ministério da Educação, o prof. Carlos Augusto Abicalil e a profa. Dra. Jaqueline Moll, mais os professores. Dr. Isaac Ferreira e Dr. Eduardo Deschamps, da Secretaria de Estado da Educação, Msc. Darli de Amorim Zunino, da Uncme/SC, Msc. Gilberto Borges de Sá, do CEE/SC, Dr. Rodolfo Pinto da Luz, da Undime/SC e o caçadorense Dr. Nilson Thomé, representando o Mestrado em Educação da Uniplac.
O Seminário objetiva fortalecer a integração dos Sistemas Municipais e Estadual de Ensino, com vista ao estabelecimento de políticas e mecanismos necessários ao desenvolvimento de ações que congreguem diretrizes educacionais comuns ao Estado de Santa Catarina, respeitando as competências específicas de cada sistema.
Na pauta, discussões sobre currículos, formação inicial e continuada dos professores e sistemas de ensino, evidenciando a educação básica, com recomendações que poderão ser inseridas no planejamento estratégico que será executado pela Secretaria de Estado da Educação e Secretarias Municipais de Educação.