No dia 24 de agosto, na cidade gaúcha de São Leopoldo, o prof. Nilson Thomé apresenta o trabalho “Instituições Escolares no Centro-Oeste Catarinense: introduzindo a construção da sua história”. Representando o Mestrado em Educação da UNIPLAC, de Lages, a comunicação integra o eixo temático Memória, Histórias de Vida, Trajetórias, do VII Congresso Internacional de Educação – Profissão Docente: há futuro para esse ofício?, promovido pela UNISINOS.
Segundo a coordenação do evento, o VII Congresso focaliza a profissão docente. Transcendendo as inúmeras e dicotômicas posições que têm sido reservadas aos professores, e virando as costas às perspectivas salvacionistas ou fatalistas que são comuns no terreno educativo, comunga-se o entendimento de que a docência é um campo aberto de possibilidades, terreno fértil, propício à experimentação, à produção de novas formas de ser. Discutir a profissão docente e os mais diversos espaços de sua produção, é um imperativo ético, político e pedagógico, na medida em que articula, a um só tempo, a produção de agentes sociais, a formação das novas gerações e a consolidação de um projeto de sociedade.
Para além da instauração de análises prospectivas sobre esse ofício, como o título pode sugerir, está o entendimento de que qualquer tentativa de antecipação do futuro, qualquer tentativa de imaginar configurações outras para o exercício profissional  não pode implicar acomodação, conformismo, resignação; não pode redundar em imobilismo, em esquecimento do presente.
Renomados pesquisadores em Educação do Brasil e exterior comporão um total de seis mesas-redondas que, entre outros temas correlatos ao eixo central, discutirão a formação de docentes em programas de pós-graduação; a formação de docentes na modalidade a distância; a formação de docentes na relação com os novos mapas culturais da contemporaneidade; a formação de docentes para a educação básica; políticas de formação de docentes e formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos. Não menos importantes são as trocas entre estudantes, professores e pesquisadores, nas sessões de comunicação. Nesta edição, os participantes poderão socializar suas investigações, sob a forma de sessões de comunicações, nos doze diferentes eixos temáticos projetados para acolher a ampla e heterogênea produção da área da Educação.
Inserido nos estudos regionais de História da Educação, a comunicação do prof. Nilson Thomé aborda seus trabalhos na temática da História das Instituições Educativas no Centro-Oeste do Estado de Santa Catarina. A partir da apresentação do vocábulo “Contestado”, que identifica esta região geográfica, este texto expõe a base teórica, o método adotado, as estratégias utilizadas para o levantamento de fontes, aproveitamento de memórias e de arquivos, a coleta de dados, a análise e construção de históricos de instituições regionais, com destaque para as escolas, como trabalho conjunto de historiadores e pedagogos.