A coordenação do 8º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidad 2012, que se realizará em Havana, de 13 a 17 de fevereiro do próximo ano, confirmou a participação do Prof. Dr. Nilson Thomé, do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, de Lages, que apresentará trabalho acadêmico sobre o Projeto Rondon, como “uma experiência brasileira de extensão universitária e de integração nacional – modelo para a América Latina”.

A comunicação, aceita pelo comitê científico, será em língua espanhola, na sessão da XI Oficina de Extensão Universitária, quando o professor Thomé, que é rondonista (Operação  Nacional Amazônia 2006) relatará o Projeto Rondon, reestruturado e coordenado desde 2005 pelo Ministério da Defesa, sugerindo-o como modelo de extensão para professores e estudantes de universidades dos demais países das Américas Central e do Sul.

“Será uma honra mostrar as experiências das operações do Projeto Rondon em Cuba, em nome da UNIPLAC, neste importante evento internacional, que reunirá mais de três mil universitários”, disse o professor, acreditando que a participação da universidade lageana alargará a abertura de horizontes de integrações nacionais e muito contribuirá para o desenvolvimento sustentável dos nossos povos.

Sob os auspícios da UNESCO, o 8º Universidad 2012, com cinco dias de trabalhos, terá como tema principal “A responsabilidade das universidades e seu papel no desenvolvimento sustentável, o diálogo intercultural e a construção de uma cultura de paz”, reafirmação da responsabilidade da Educação Superior com a sociedade seu tempo, ao propiciar um âmbito para a reflexão o e o debate, orientado a valorizar a contribuição das universidades de todo o mundo a este desenvolvimento.