Os professores doutores Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Nilson Thomé, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), de Lages, lançam neste mês de outubro o livro “Educação: História e Política – uma discussão sobre processos formativos e socioculturais”, pela Editora Mercado de Letras, de Campinas (SP).

A coletânea, organizada neste ano (ISBN 978-85-7891-235-5) por Almeida & Thomé, com 330 páginas, contém 12 capítulos, produzidos por destacados doutores em Educação do Sul do Brasil, inclusive dos seus organizadores.

O caçadorense Dr. Nilson Thomé, da UNIPLAC, participa desta coletânea científica com o capítulo “Instituições Escolares no Centro-Oeste Catarinense: Introduzindo a construção da sua História”.

Abrindo as discussões sobre história da educação e processos socioculturais há o capítulo elaborado pelo Prof.  Nilson Thomé sobre instituições escolares no centro-oeste catarinense. Inserido nos estudos regionais de História da Educação Brasileira, neste artigo o autor aborda seus trabalhos na temática da História das Instituições Educativas no Centro-Oeste do Estado de Santa Catarina. A partir da apresentação do vocábulo “Contestado”, que identifica esta região geográfica, o texto expõe a base teórica, o método adotado, as estratégias utilizadas para o levantamento de fontes, aproveitamento de memórias e de arquivos, a coleta de dados, a análise e construção de históricos de instituições regionais, com destaque para as escolas, resultado de trabalhos conjuntos de historiadores e pedagogos.

O lançamento da obra acontece no Centro de Convenções de Porto das Galinhas, no Estado de Pernambuco, dia 24 de outubro, durante a 35º Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.